Volkswagen up! ganha motor 1.0 TSI com até 105 cv e preços a partir de R$ 43.490!


Até agora, a tendência downsizing só era percebida em carros mais caros no Brasil, notadamente em modelos do segmento premium e alguns poucos de marcas tradicionais, entre elas a Volkswagen. No entanto, a marca alemã decidiu acelerar o processo no mercado nacional e traz o novo motor 1.0 TSI para seu compacto up!.

O up! TSI não chega em um momento bom do mercado, mas mostra que turbo e injeção direta de combustível não são exclusivos dos carros mais caros. O pequeno da VW também revela outra faceta da tecnologia. Quem pensa que ele foca apenas em performance, engana-se. O foco desta nova versão do modelo é a economia.

Com até 105 cv e 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm, o Volkswagen up! TSI tem disposição de sobra, agilidade ampliada e eficiência energética exemplar. De cara, a VW encara a nova configuração como um divisor de águas ao disponibilizá-la nas versões move, high, cross e black/white/red.

A versão take ficou de fora, mas os black/white/red passam a ter somente o motor TSI. O acréscimo de preço em cada versão é de R$ 3.100. Além disso, o Volkswagen up! TSI comemora sua nova fase com a série especial speed up!, personalizada e igualmente equipada com o novo motor TSI, feito na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo. Esta opção custa R$ 49.990.

Em termos de opcionais, o pacote completo (sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 14 e faróis/lanterna de neblina) no move up! TSI é R$ 10 mais barato que no MPI, custando assim R$ 1.000. Já o cross up! ganha a opção de ter bancos em couro native por R$ 780 somente no TSI. As demais versões não sofreram alterações.

Visual
Antes de falarmos do motor, vamos ao que muda para quem está vendo o Volkswagen up! TSI. Apesar de ter três cilindros, o motor EA211 1.0 TSI possui mais dispositivos que o 1.0 MPI já conhecido. Assim, para ter um sistema de refrigeração adicional, foi necessária a ampliação da frente do modelo.

O up! TSI é 40 mm mais longo que a versão 1.0 mais fraca. A Volkswagen esticou as duas longarinas frontais, projetando a barra que sustenta o para-choque e ampliando assim o volume do cofre. O protetor mantém o mesmo estilo, apesar do aumento em seu tamanho. Visualmente é quase imperceptível a mudança.

Na traseira, a tampa do porta-malas ganhou pintura preta, imitando o visual da tampa de vidro do modelo europeu. Aqui, a chapa permanece e o logotipo TSI se destaca no fundo negro. O que mais mudou? Nada. Com exceção da personalizada speed up!, as demais versões só apresentam estas alterações. Por dentro, o pequeno TSI também não muda nada.

Motor EA211 1.0 R3 TSI
Inexistente na Europa, o up! TSI é exclusivo dos brasileiros. O compacto apresenta o novo motor EA211 1.0 TSI Total Flex, que entrega 101 cv com gasolina ou 105 cv com etanol, ambos a 5.000 rpm. Já o torque é de 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm e mantendo-se plano até 4.500 rpm. A família EA211 é a mesma do 1.0 12V MPI e do 1.6 16V MSI, todos feitos em São Carlos/SP.


Feito em alumínio, o propulsor tem bloco com três cilindros e 13,3 kg de peso, bem como cabeçote 12V com duplo comando de válvulas variável. As válvulas de admissão são menores, enquanto os injetores de combustível passam a ser dentro da câmara de combustão, melhorando a queima. A pressão interna é de 250bar e os eletrodos das velas ficam sempre direcionados para os injetores.

Os pistões são novos, assim como as bielas, que ficaram menores, porém, mais resistentes. O EA211 1.0 TSI também ganhou um virabrequim forjado no lugar do fundido da versão 1.0 MPI. O propulsor ainda recebeu um protetor entre o cárter e o eixo de manivelas, a fim de evitar o atrito entre as bielas e o óleo no fundo. A bomba d´água agora é elétrica e funciona mesmo com o motor desligado.

O sistema de refrigeração a água recebeu um terceiro circuito independente por causa do turbocompressor, bem como um radiador de óleo, cujo trocador de calor fica preso ao bloco. O intercooler ar-água fica posicionado junto ao filtro de ar sobre o motor e evita o efeito “turbo lag”, enquanto a turbina fica entre o propulsor e a parede de fogo do veículo. A unidade tem válvula wastegate com comando elétrico.

A turbina é pequena e possui geometria única, atingindo 74% de eficiência e rotação máxima de 290.000 rpm. A pressão do compressor é de 0,95bar a 800 m de altitude. Com taxa de 10,5:1, o EA211 1.0 TSI tem sistema de alimentação com pressão de 6bar e 750 ml a mais de óleo sintético, o mesmo usado no 1.0 MPI.

As trocas ocorrerão a cada 10.000 km ou seis meses, conforme plano de manutenção do fabricante. As velas têm apenas um eletrodo e são substituídas a cada 60.000 km, enquanto a correia dentada precisa ser trocada com 120.000 km. A partida a frio com etanol ocorre por pressão e não pelo aquecimento do combustível (E-Flex na VW).

Para acomodar o novo motor, a Volkswagen instalou novos coxins hidráulicos, mas preservou o mesmo câmbio manual de cinco marchas do 1.0 MPI (MQ-200). Até as relações de marcha são as mesmas, mas a carcaça da transmissão recebeu um ponto a mais de fixação (4). Outra alteração foi a embreagem, que ficou maior e com 220 mm, reduzindo assim o atrito.

O diferencial teve a relação alongada em 26%. A Volkswagen informa que a rotação ficou 29% mais baixa em velocidade de cruzeiro de 100 km/h. No MPI, o ponteiro marca 3.300 rpm, enquanto no TSI, ele fica em 2.400. Por fim, para controlar tudo isso, uma nova ECU com 154 pinos e verificação de 25.000 parâmetros no funcionamento do conjunto motriz.


Eficiência energética
Como já foi dito, o foco do up! TSI é baixo consumo e emissão de CO2. Mas isso não vem sozinho, afinal, com turbo e injeção direta flex, o pequenino da VW entrega uma performance muito boa para sua categoria.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,1/9,3 segundos e atinge máxima de 184/182 km/h, respectivamente com etanol e gasolina. Sem opção automatizada, felizmente, o up! TSI registrou 1,44 MJ/km em consumo energético no Inmetro, ganhando assim nota “A” tanto em sua categoria como na classificação geral.

Com etanol, o consumo rodoviário (de acordo com o Inmetro) foi de 11,1 km/litro. O urbano ficou em 9,6 km/litro e a média em 10,2 km/litro. Já na gasolina, o up! TSI fez 16,1/13,8/14,8 km/litro, respectivamente. A emissão de CO2 é de 88 g/km com gasolina.

Segurança
Para dar conta da força extra, o up! TSI recebeu alguns itens novos para ampliar a segurança. O novo motor aumentou o peso do veículo, que varia de 951 a 1.000 kg. O EA211 1.0 TSI pesa em torno de 92 kg, enquanto o 1.0 MPI fica na casa dos 74 kg. Assim, os freios foram reforçados, assim como os amortecedores apresentam ajuste mais firme para melhorar a dirigibilidade.

Outra mudança foi a adotado do sistema M-ABS. É um controle de tração mais simples, que reduz o torque despejado nas rodas durante as acelerações e em condição de perda de tração. Mais um item adicionado do up! TSI é o ESS, que faz as luzes de freio piscarem, a fim de avisar o motorista que vem atrás sobre a situação de frenagem de emergência do modelo.

O MSR é um freio-motor que ajuda a evitar o destracionamento das rodas em pisos de baixo atrito. Já o GMA é um controle do momento de giro, que evita que o veículo gire em pisos de baixo atrito, garantindo assim maior controle direcional e de frenagem. Por fim, ABS, EBD, airbag duplo e Isofix fazem parte do pacote do up! TSI.

Junto com o Volkswagen up! TSI, a marca alemã apresenta também a série especial speed up!. Personalizada, essa opção – ainda sem um lote definido – vem exclusivamente com o novo motor 1.0 TSI de 101/105 cv a 5.000 rpm e 16,8 kgfm a partir de 1.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.


Em relação às demais versões conhecidas do up! TSI, o speed up! é o mais caro da gama, custando R$ 49.990. O modelo traz como diferencial pintura branco cristal como única opção, para-choque dianteiro com parte central em tonalidade preto brilhante, também vista na parte inferior do protetor traseiro.

Além disso, outro item de destaque é o teto na cor preta, assim como a tampa do porta-malas com logotipo “TSI”, sendo este último compartilhado com as demais versões TSI. Como o foco do projeto é a eficiência energética, mesmo com um visual mais esportivo, o speed up! apresenta faixas decorativas na cor azul com grafismo “speed”, bem como também faixa em cor preta.


Os retrovisores também apresentam tonalidade azul, enquanto os faróis possuem máscara negra e as novas rodas de liga leve aro 15 “Zurique II”, montadas com pneus 185/60 R15 de baixa resistência à rolagem, vêm com acabamento preto brilhante e diamantado.


No interior, o speed up! apresenta um pacote bastante completo, destacando-se soleiras personalizadas em alumínio, painel e volante com acabamento em preto brilhante, nome “speed” no painel, bancos em couro sintético “native” com nome “up!” bordado e costuras brancas, teto e colunas pretas, nome “up!” no volante e alavanca de câmbio com pomo prateado.


O speed up! vem com ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros/travas/retrovisores elétricos, direção elétrica, sistema de áudio com entradas CD/USB/Auxiliar/iPod/rádio, Bluetooth, sensor de estacionamento, M-ABS, airbag duplo, computador de bordo, divisoria s.a.v.e. no porta-malas, faróis e lanterna de neblina, Isofix, entre outros. O único opcional é a multimídia com navegação maps & more, que adiciona mais R$ 1.400 do dispositivo com outros R$ 116 do kit de preparação.

Confira abaixo, versões e preços do Volkswagen up! TSI:
move up! TSI – R$ 43.490
high up! TSI – R$ 48.040
black/white/red up! TSI – R$ 48.690
cross up! TSI – R$ 47.030
speed up! TSI – R$ 49.990

Fonte: NoticiasAut.

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