22 de Junho: DIA MUNDIAL DO FUSCA!

Hoje é dia mundial do Fusca! Você sabia que o Fusca tem um dia especial só para ele? Te peguei de surpresa não é mesmo?


O VW Fusca, conhecido também pelo mundo a fora como Beetle, apelidado e conhecido no Brasil como Fusquinha, foi o primeiro modelo fabricado pela montadora alemã. O carro mais famoso do mundo começou de um protótipo por Ferdinand Porsche, em 1936.

O segundo modelo VW Fusca foi um modelo conversível fabricado em 1938. Outro modelo bastante conhecido deste popular é o da capota de lona do ano de 1949.



Em 1955 a VW fabricou um Fusca dourado para comemorar 1 milhão de unidades fabricadas. Tendo uma produção de mil unidades/dia o recorde mundial de produção chegou no dia 17 de fevereiro de 1972.


O modelo de 1955 é conservado totalmente original depois de cinco décadas.



Outro marco é que em 1959 este carrinho foi fabricado no Brasil com 54% de nacionalização. Os primeiros Fuscas brasileiros foram fabricados em São Bernardo do Campo (SP), deixando a fabrica em 1959. E em 70 ele assumiu a liderança em vendas.



Além de ser um carro popular e conhecido, o modelo também foi parar nas telas de cinema no filme Se meu Fusca Falasse, Herbie (modelo 1963), se tornando o carro mais famoso das telas.



O que levou todo esse sucesso foi a simplicidade mecânica deste carro: Motor refrigerado a ar. Imagine só um motor desses naquela época? Era uma tremenda novidade. O modelo dos anos 70 teve a cilindrada aumentada de 1.300 cm³ para 1.500 cm³ e, anos depois, para 1.600 cm³. O de 1984 passou a contar com o motor de 1.600 cm³ com dois carburadores e freios a disco na dianteira.



E você acha que parou por ai? o Fusquinha ainda tinha uma versão conversível, só que nunca foi fabricada no Brasil.



Infelizmente, todo sucesso um dia acaba chegando ao fim, o famoso Fusquinha foi deixando de ser fabricado depois de 1986, o México foi o último país a deixar de fabricar o Fusca...



Mas, como uma lenda destas poderia deixar de existir assim? Depois de tanto sucesso? Por fim, em 1998, a VW decidiu lançar uma releitura do Fusca, batizada de New Beetle!



O New Beetle utilizava a plataforma do Golf, com motor 2.0 de 116 cv, seguindo ainda a linhagem da antiga versão, o New Beetle ganhou uma versão conversível. Para o lançamento do Beetle 2012 nos Estados Unidos, a Volkswagen preparou uma série especial: Beetle Black Turbo Launch Edition, com apenas 600 unidades, criada especialmente para marcar o debute do novo médio da Volks, que voltou a usar o emblemático nome Fusca.



Achou pouco? Olha essa então, a Volkswagen por ser um grande instrumento de propaganda da tecnologia alemã foi usada para ambições militares de Hitler.Os veículos de guerra foram baseados na plataforma do Fusca.



Ferdinand Porsche, fundador da fábrica de esportivos alemães, foi o projetista do VW Fusca.











0 comentários :