BMW e suas incríveis versões: Injeção à Água, Hidrogênio e Hibrida!

Todos nós já sabemos que a tecnologia não para. Com ou sem crise. E os carros são os que mais recebem inovações nesse sentido.

A BMW promoveu o evento Innovation Day, aonde apresentou os protótipos 125i Water Injection, Série 2 Active Tourer eDrive Plug-In e i8 Hydrogen Fuel Cell e a empresa alemã também apresentou o Série 5 GT eDrive Hydrogen Fuel Cell.


O protótipo 125i Water é equipado com um 1.5 Turbo a gasolina e trás 218cv de potência que recorre ao sistema de injeção de água na admissão. Este sistema tem um objetivo muito simples: Diminuir os consumos, aumentar a potência e arrefecer a temperatura na câmara de combustão.
Segundo a marca alemã, o sistema armazena a água condensada pelo ar-condicionado num tipo de depósito e posteriormente injeta a água recolhida na admissão, pulverizada retirando a umidade e reduzindo a temperatura em até 25°C na câmara de combustão. A marca promete emissões mais baixas e aumento de potência em até 10%. Pois mesmo com essa redução de temperatura, o propulsor não precisa receber uma quantidade de combustível maior, preservando o desempenho do motor mesmo nessa condição.

Já a versão Série 2 Active Tourer eDrive Plug-In é equipado com o familiar 136cv e 220nm de três cilindros 1.5L BMW TwinPower Turbo a gasolina, e um motor elétrico de 87 cv montado no eixo traseiro – lembrando que ela tem tração dianteira com motor em transversal – assim obtendo tração nas quatro rodas., tudo vindo de uma parceria com um gerador de alta tensão montado na estrutura frontal. Além disso o 1.5L BMW TwinPower Turbo vem com sistema Start&Stop cujo gerador tem potência de 20 cv e 15,3 kgfm, suficientes para que a minivan da BMW possa poupar o propulsor nas saídas, reduzindo assim o consumo urbano.
Com tudo isso, a BMW Série 2 Active Tourer Plug-In vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e tem autonomia de 38 km no modo elétrico (usando o motor traseiro).

O consumo de combustível é reivindicada a ser de aproximadamente dois litros por 100km - o que equivale menos de 50g/km de C02 - de acordo com o ciclo de testes para plug-in veículos híbridos.


Com visual bastante sombrio, o BMW i8 Hydrogen Fuel Cell trocou o motor de três cilindros 1.5 TwinPower Turbo pelas pilhas de combustível, que fazem a reação química entre o hidrogênio armazenado em um tanque pressurizado e o oxigênio, que assim produz eletricidade, necessária para mover o veículo.A potência de saída, de acordo com a BMW é de 242 cv, suficientes para dar um desempenho adequado ao esportivo germânico. Recentemente a empresa fechou uma parceria com a Toyota visando obter a tecnologia para usar esse tipo de combustível.
A BMW revelou na Alemanha o protótipo do cupê híbrido i8 chamado células de combustível de hidrogênio. A marca alemã faz estudos com essa alternativa ao uso do petróleo desde a década de 1980.


Por fim, assim como i8, o Série 5 GT eDrive Hydrogen Fuel Cell trás um tanque pressurizado de hidrogênio e células de combustível, onde ocorre a reação química entre estes e o oxigênio, produzindo uma carga elétrica que é armazenada em baterias de lítio, que alimentam um motor elétrico. No fastback, a potência é de 245cv de potência, parecido com a versão que possui motor 2.0 TwinPower Turbo.





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