Nesse dia dos pais, vamos então falar do pai do automóvel, isso mesmo! Tenho certeza que por diversas vezes você já se perguntou, "quem criou o automóvel?". Então vamos logo esclarecer essa dúvida!
Em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que funcionava a motor a vapor. Esta foi, sem dúvidas, uma das bases para o surgimento do automóvel. No entanto, podemos considerar que o carro mais antigo da história foi criado por Karl Benz, na Alemanha, em 1885. O alemão, fundador da empresa alemã Mercedes-Benz e considerado o pai do automóvel, introduziu o uso do motor de combustão interna a quatro tempos a gasolina. Foi nesse momento que as pessoas começaram a considerar a viabilidade de um veículo auto-propulsionado, que oferecesse condições maiores de comodidade, segurança e rapidez. A patente de Benz data de 29 de janeiro de 1886, na cidade alemã de Mannheim.
Benz nasceu em 1844 em Karlsruhe, uma cidade no sudoeste da Alemanha. O seu pai era um trabalhador ferroviário, que morreu num acidente quando Benz tinha 2 anos de idade.
Apesar de pobre, a mãe de Benz apoiou e sua educação. Ele foi admitido na Universidade de Karlsruhe, aos 15 anos e formou-se em 1864 com um diploma de engenharia mecânica. O primeiro empreendimento de uma fundição de ferro e oficina de chapa metálica de Benz fracassou.
No entanto, a sua nova noiva, Bertha Ringer, usou o seu dote para financiar uma nova fábrica para a construção de motores a gás. Com os lucros Benz estava livre para começar a construir uma carruagem sem cavalos, movida a gás.
Benz construiu três protótipos do motor do carro em particular em 1888, quando Bertha decidiu que era hora de alguma imprensa. Bertha tirou o modelo mais recente no início da manhã e levou os seus dois filhos adolescentes 66 milhas até à casa da sua mãe. Ela teve que improvisar reparos ao longo do caminho com sapato de couro, um pino de cabelo e a sua liga.
A viagem bem sucedida mostrou a Benz como melhorar o carro, e mostrou a um público duvidoso que os automóveis eram úteis. Benz demonstrou o Modelo 3 Motorwagen na Feira Mundial de Paris no ano seguinte.
Benz morreu em 1929, apenas dois anos depois de se fundir com a companhia do colega construtor de carros Gottlieb Daimler para formar o que é hoje o Grupo Daimler, fabricante da Mercedes-Benz.
Após o modelo apresentado por Karl Benz, vários outros foram sendo desenvolvidos. Um deles, criado no ano de 1884 por Gottlieb Daimler, possuía motores de dois tempos. Algum tempo depois, uma empresa francesa, a Panhard et Levassor, iniciou sua própria comercialização de veículos.
A Inglaterra largou atrás do resto do mundo devido à lei da bandeira vermelha (1862), a qual permitia que apenas uma pessoa transitasse na parte da frente dos veículos, segurando uma bandeira vermelha como forma de aviso.
A moda após a Primeira Guerra Mundial era a fabricação de carros populares, veículos compactos e produzidos em série. A suposta controvérsia a respeito de quem, de fato, foi o pai do automóvel se deu entre o alemão Karl Benz e o americano Henry Ford. Não é difícil ver pessoas e livros afirmando que foi Ford o responsável por introduzir os veículos automotores, fato que não é verdade. O que acontece é que Ford, o qual começou a fabricar automóveis em 1908, iniciou muito depois que Benz, quando o alemão já havia patenteado a invenção. Talvez, o fato responsável por este equívoco tenha sido o sucesso que o americano teve ao introduzir a produção do automóvel em larga escala. O primeiro modelo, “Ford T", vendeu cerca de 15 milhões de unidades, uma marca impressionante para a época.
No Brasil e em praticamente toda a América Latina, a produção do carro em série só se concretizou após a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, o Brasil viveu a explosão da indústria automobilística. No governo de Juscelino Kubitschek, montadoras de carro do mundo inteiro se instalaram no país.
Hoje em dia, os automóveis podem ter muitos significados, que vão de desde precisão e necessidade ao conforto e status social. De qualquer forma, o setor automobilístico é um dos mais fortes no mundo, movimentando bilhões de dólares.
E é isso ai pessoal! FELIZ DIA DOS PAIS para todos os pais do mundo, seja ele inventor, mecânico, ranheta, nervoso ou qualquer outra coisa. E ser pai muitas vezes não significa só ter filhos. Mas sim ser criador ou cuidador de uma causa ou projeto. Parabéns para todos os pais!
Emoticon grin
0 comentários :