A Ford está testando uma nova tecnologia que ajudará bastante na segurança durante a condução noturna, de acordo com a empresa, estará em breve nos carros da marca. Os faróis com câmera para detecção de pedestres, ciclistas e animais no escuro, desenvolvida no Centro de P&D da montadora em Aachen, Alemanha.
A tecnologia une os faróis adaptativos, presentes no Focus 2016, com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, e GPS. Além disso, o conjunto utiliza uma câmera infravermelha para detecção de objetos, pessoas e animais, alertando o condutor.
Assim como um radar, o “Spot Lightning” pode detectar oito pontos de potencial perigo e dar prioridade para dois deles. Os alertas serão dados no display do quadro de instrumentos, alertando o condutor sobre o que está logo à frente.
O alcance é de até 120 metros. Os dois primeiros 'obstáculos' de oito selecionados são imediatamente iluminados por dois fachos de LED ao lado dos faróis de neblina. A presença de pessoas, animais ou obstáculos é indicada por um desenho amarelo ou vermelho no quadro de instrumentos, indicando sua proximidade e nível de perigo.
O uso de GPS permite aos faróis adaptativos iluminarem antecipadamente curvas e ou depressões na estrada, graças ao mapeamento topográfico prévio. Câmeras instaladas nos retrovisores permitem ao conjunto ótico iluminar com mais eficiência os limites da pista. O mais interessante é que a atuação da tecnologia é armazenada e utilizada quando o condutor passar novamente pelo mesmo percurso, atuando de forma automática.
0 comentários :