Entenda o que são Motores Aspirados!

Olá galera, tudo bem? Hoje irei falar sobre motor novamente. Mas dessa vez sobre o Motor Aspirado. Muita gente tem dúvida, não sabe como funciona, enfim, são N situações que a galera fica com um ponto de interrogação na cabeça.

Afinal, que diabos é esse Motor Aspirado?



Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar-combustível. O motor aspirado consiste no aumento da capacidade de admissão de mistura de ar-combustível de um motor atmosférico, ou seja, sem compressor, e é através do aumento da área de passagem ou de tempo de admissão do ar, que é usado na queima de combustível. Utilizam-se para isso carburador(es) maior(es), filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem a admissão (coletores de geometria variável são muito utilizados pelas fábricas), além de alterar o levantamento e o tempo de abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo.

A preparação aspirada, tem sim o custo superior à preparação turbo quando o aumento na potência é de até 30%. Mas, como nem tudo são rosas, não existem só vantagens: de acordo com os componentes adotados pode ocorrer perda de torque em baixa rotação, e nos casos mais extremos a marcha-lenta é prejudicada. Algo importante é a escolha dos componentes que devem ser feitas com critério para não afetar a dirigibilidade no trânsito se a intenção for preparar um motor para uso em ruas. Já no caso de quem prepara para o uso em pistas, o torque em baixas rotações e a marcha-lenta estável não tem tanta importância. Nos motores de baixa cilindrada é recomendável o aumento da taxa de compressão até o limite permitido pelo combustível, além do uso de comando de válvulas com perfil não muito agressivo (levantamento e tempo de abertura moderados) e carburador com venturi de medida favorável ao torque em médias e baixas rotações.

Os mais beneficiados por uma preparação aspirada pesada são os motores de alta cilindrada e baixa potência específica, como os antigos seis-cilindros e V8, porque dispõem de alto torque e não sofrem com comando de válvulas de maior tempo de abertura e levantamento. Em alguns casos a perda de torque nem chega a ser sentida. 


E qual a diferença entre o Turbo e o Aspirado?


Antes de continuar, caso não tenha visto, ou queira conhecer os Motores Turbo, clique aqui, é importante saber o que é um Turbo antes de prosseguir com o assunto. 
O motor turbo usa um sistema mecânico que aproveita os gases do escape para comprimir mais ar na mistura ar/combustível, com muita pressão.
Carro aspirado usa apenas a força da gravidade para injetar combustível no motor.

As vantagens e desvantagens do Turbo


As vantagens de se instalar um kit turbo no seu carrinho são variadas. Uma delas é que é possível preservar as características originais do motor do veículo, sem que o condutor precise alongar as marchas para alcançar mais potência. Outra é o preço mais em conta da instalação, deixando tal solução tecnológica mais acessível quando se quer obter uma maior potência de motores originais.

A parte ruim é que as peças do carro tendem a se desgastar mais rapidamente, trincar e até mesmo quebrar. Outra coisa que pode acontecer é o chamado “turbo lag”, ou seja, um pequeno lapso temporal que ocorre até a turbina funcionar. Mas, vale dizer que muitos kits turbo hoje em dia já vêm com esquipamentos e sistemas anti-lag.

As vantagens e desvantagens do motor Aspirado


De modo geral, é necessário mexer em componentes do automóvel para conseguir mais potência em um motor aspirado, de modo que a máquina alcance maior número de rotações. Desse modo, a preparação aspirada do motor é mais exigente, além de que o investimento pode ser mais salgado, em comparação com a instalação de um kit turbo.

Apesar disso, se o incremento desejado for de até mais ou menos 30% sobre a potência original, pode ser que as despesas com a instalação e sua facilidade de execução compensem. Contudo, para que o veículo ganhe mais potência no sistema aspirado, ele perde torque nas baixas rotações e fica mais instável nas marchas mais lentas, além de gastar mais combustível do que o normal.

Então, para você qual opção é melhor, um motor turbinado ou uma máquina aspirada? O que você colocaria em sua nave? :P 

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