Olá gente boa, tudo bem? Estou aqui mais uma vez e dessa vez não vamos falar de motores não, e se você está perdidinho e não sabe do que estou falando, clique aqui e saiba o que são os motores em V.
Sabe aquelas letrinhas que ficam na traseira do carro? As siglas que são usadas como um tipo de "sobrenome"? (Ex. GTI) Pois é, vamos falar delas hoje.
Você as vezes deve adorar carros, conhecer, pode até ter um vasto conhecimento, mas quando chegam em você e perguntam "ow, o que significa essas letrinhas?", o que você responde?
Colega, se você tiver alguma dúvida ou quer saber mais sobre elas e como são elaboradas, vem comigo!
As siglas ou letras são usadas para dar algum tipo de "sobrenome" para os automóveis e são tantas que a gente acaba se perdendo, além disso com o passar do tempo elas são renovadas. Então fica complicado de acompanhar.
As siglas ou as famosas letrinhas que se encontram na traseira ou nas laterais do veículo são utilizadas para identificar a versão do mesmo, e o seu posicionamento em relação aos demais de um mesmo modelo. Antes os fabricantes criavam uma combinação de letras que mais os agradava e representasse, mas com o tempo acabou-se meio que padronizando o significado de cada uma, ficando apenas para os fabricantes dispô-las de um jeito mais bonitinho.
Para usar as siglas não é simplesmente você mandar colocar no veículo de acordo com o modelo e boa. Muito pelo contrário. As marcas realizam um estudo antes de registrá-la, dando preferência as siglas que ainda não foram usadas por outras montadoras e estas não podem possuir conotação negativa.
Então, depois que escolhem a nomenclatura, a empresa deve entrar com uma solicitação - que pode levar até 6 meses para ser aprovada - e depois registrada.
Há também montadoras que não optam em dar nomes, mas sim número aos modelos, além de usar as letras, formas e símbolos.
Garagem, tem alguma que seja padrão para todas as marcas? Sim. Existem as siglas globais, que iremos ver logo abaixo.
Confira agora as siglas mais usadas e conhecidas:
Siglas da Chevrolet
Sigla Significado
LS — Luxury Standard (Versão de Entrada) utilizada atualmente pela GM para designar a versão de entrada.
LT — Luxury Touring (Versão Intermediária) versão intermediária. Fica entre a LS e LTZ.
LTZ — A letra Z, por ser a última do alfabeto, representa o modelo top de linha.
VHC — Very High Compression, ou seja, motor de alta compressão
SFI — Sequential Fuel Injection (injeção de combustível sequencial)
DLX — De Luxe
GL — Gran Luxe sigla utilizada pela Ford para designar a versão de entrada dos carros de preço médio como o Focus.
GLS — Gran Luxe Sport era utilizada pela GM para designar a versão top de linha dos veículos mais chiques como Vectra e Ômega.
CD — Confort Diamond era usado pela GM para designar a versão top de linha.
SS — Super Sport utilizada pela GM para designar os carros esportivos como o Camaro.
RS — Rally Sport
Joy — Significa Alegre
Maxx — Significa Máximo
Siglas da Toyota
XEi — Extra Executive versão intermediária de alguns veículos da Toyota como o Corolla.
XLi — Extra Luxe versão de entrada de alguns carros da Toyota.
Siglas da Ferrari
GT — Gran Touring usada para designar versões com design mais esportivo
GTA — Gran Touring Automatic usada para designar versões com design mais esportivo automático.
Siglas da Fiat
SX — Standard Extra foi usada pela Fiat para designar a versão de entrada de veículos de médio preço como o Brava.
EX — Extra versão intermediária da Honda, acima da DX e da LX. Abaixo apenas da versão top de linha.
ELX — Elegance Extra usado pela Honda para designar a versão top de linha com câmbio automático.
HLX — High Level Extra
HGT — High Gran Tourism foi usada pela Fiat para designar a versão top de linha com acessórios diferenciados e motor mais potente.
Stile — Estilo
Working — Trabalho
Siglas da Ford
L — Luxe
XL — Extra Luxe
XR — Experimental Research versão intermediária de alguns veículos da Peugeot como o 207.
XLT — Extra Luxe Total ainda é utilizada pela Ford para as versão top de linha do Ecosport.
GL — Gran Luxe sigla utilizada pela Ford para designar a versão de entrada dos carros de preço médio como o Focus.
GLX — Gran Luxe Extra utilizada pela Ford para as versões intermediárias dos veículos de preço médio. Também usada pela Citroën para a versão de entrada do Aircross, C3 e C4.
Ghia — Assinado pelo estúdio de design italiano homônimo
Siglas da Honda
LX — Luxe versão intermediária da Honda, acima da DX.
EX — Executive versão intermediária da Honda, acima da DX e da LX. Abaixo apenas da versão top de linha.
Silgas da Mitsubishi
L — Luxe
GL — Gran Luxe sigla utilizada pela Ford para designar a versão de entrada dos carros de preço médio como o Focus.
GLS — Gran Luxe Sport era utilizada pela GM para designar a versão top de linha dos veículos mais chiques como Vectra e Ômega.
Siglas da Renault
RL — Ranking Low versão de entrada da Renault.
RN — Ranking Normal versão intermediária da Renault.
RT — Ranking Top versão top de linha da Renault.
RXE — Ranking Extra versão exclusiva da Renault.
Executive
Initiale — Inicial
Express — Expresso (carga)
Algumas siglas são de uso global, por todas as marcas:
Siglas Globais
GL — Gran Luxe sigla utilizada pela Ford para designar a versão de entrada dos carros de preço médio como o Focus.
GLS — Gran Luxe Sport era utilizada pela GM para designar a versão top de linha dos veículos mais chiques como Vectra e Ômega.
CD — Confort Diamond era usado pela GM para designar a versão top de linha
GLX — Grand Luxe Extra utilizada pela Ford para as versões intermediárias dos veículos de preço médio. Também usada pela Citroën para a versão de entrada do Aircross, C3 e C4.
GSI — Gran Super Injection sigla para designar as versões esportivas de carros da Chevrolet com injeção eletrônica
GT — Gran Turismo usada para designar versões com design mais esportivo.
GTI — Gran Turismo Injection usada para designar versões com design mais esportivo e motor mais potente, muitas vezes com turbo.
GTS — Gran Turismo Sport
SLX — Super Luxo
SS — Super Sport
Confira ainda algumas outras siglas que podem ser encontradas facilmente:
4×4/4WD/AWD: tração nas 4 rodas.
CG (Confort Gold): era usado pela VW para designar a versão intermediária do veículo. Ficava entre o GS e o CD.
CL (Conforto Luxo): considerada a versão de entrada da VW há muitos anos atrás.
CSL (Confort Super Luxe / Coupe Sport Lighweight): era usado pela Fiat para denominar a versão top de linha. Também é utilizada pela BMW para designar cupê esportivo leve.
CRV (Confort Runabout Vehicle): Veículo confortável e versátil.
CS (Confort Silver/Conforto Super): era usada para a versão de entrada dos modelos da VW e versão intermediária da Fiat.
DX (De Luxe): versão de entrada da Honda.
ED (Economis Drive): economia de combustível.
EDX (Economic Drive extra): ainda mais econômico.
HGT (High Gran Tourism): foi usada pela Fiat para designar a versão top de linha com acessórios diferenciados e motor mais potente.
i.e (injeção eletrônica): foi muito utilizada pelas montadoras na década de 90 quando essa era novidade, deixou de utilizar carburador.
MPFI (Multipoint Fuel Injection): injeção eletrônica de multiponto.
SFI (Sequential Fuel Injection): injeção de combustível sequencial.
SUV (Sport Utility Vehicle): veículo esportivo utilitário.
SW (Station Wagon): modelo tipo perua.
SW4: versão perua com tração nas quatro rodas.
SX (Standart Extra): foi usada pela Fiat para designar a versão de entrada de veículos de médio preço como o Brava.
VVTi (Variable Valve Timing Intelligence): Variação Inteligente do tempo de abertura das válvulas que possibilita que o motor tenha melhor resposta em baixas rotações.
XLT (Extra Luxe Total): ainda é utilizada pela Ford para as versão top de linha do Ecosport.
Além disso, no geral, as siglas seguem o padrão a seguir (mas podem haver variações entre alguns fabricantes):
Além disso, no geral, as siglas seguem o padrão a seguir (mas podem haver variações entre alguns fabricantes):
- G significa Grand
- L significa Luxo
- T significa Turismo
- S significa Super
- X significa Sport para não confundir com S e dar mais agressividade
- M significa Multi
- P significa Point
- F significa Fuel
- I significa Injection
Aposto que agora você pode notar o que havia dito no começo da matéria, as siglas com o tempo acabaram se padronizando para todos. Por isso algumas siglas criadas pela Ford você observa sendo utilizada pela GM (Chevrolet) por exemplo.
Legal né? Rola uma confusão na cabeça de início. Mas logo depois você entende.
Por hoje é isso, até próxima! Não esqueçam de curtir a nossa page e compartilhar este post :D
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