Motores: Entenda o que são os motores em V (V6, V8, V10...)!

Olá galera, tudo bem? Hoje vamos falar um  pouquinho de motores.
Várias pessoas adoram falar nos famosos "V's" (V6,V8,V10,V12..) mas a maioria das pessoas nem tem ideia do que são esses tipos de motores.

Todo mundo sabe, ou pelo menos tem uma noção, que os carros se movimentam a partir dos pistões dentro dos cilindros. É o movimento repetitivo de sobe e desce realizando a queima de combustível. A Admissão é o primeiro processo, que é quando o combustível entra no cilindro. Em seguida o pistão sobe fazendo pressão, processo chamado de Compressão e então a vela lança uma faísca fazendo o combustível explodir e o pistão descer. Da Explosão sobra a fumaça, assim fazendo o pistão subir. A fumaça por fim é lançada em direção ao escapamento do carro para ser eliminada no meio ambiente. Para entendermos melhor observe as imagens abaixo:


Confira também um vídeo em 3D:


No geral, carros populares tem 4 cilindros. Mas há também aqueles como o Hyundai HB20, Ford KA, March, entre outros que o motor 1.0 tem apenas 3.
Com o passar do tempo houve o aumento da tecnologia e a sede por carros mais potentes. Com isso foram criados motores com mais de 4 cilindros. Ai surgiram com 6, 8, 16... E até 24 no caso de alguns caminhões, mas este não entraremos no assunto.
Como nada na vida é fácil e simples, surgiu então um problema. Esses cilindros e pistões ficam um atrás do outro e em linha reta nos motores dos carros. Então com o aumento de seu número haveria a necessidade também do aumento no tamanho do capô do automóvel causando desconforto. Foi aí que surgiu a ideia de criar os motores V.

E antes de falarmos sobre a diferença entre as siglas dos motores e o significado, é muito importante primeiramente termos um básico conhecimento do é um motor em V.

O motor em V é um motor cujos cilindros ficam dispostos em formato de um V, diferente do motor em linha, que é o mais comum e usado em praticamente todos os veículos populares.

O motor em V em sua maioria é encontrado em veículos importados, de alta performance, alta potência e com motor igual ou acima de 2.0.

Sua principal vantagem em relação aos motores em linha é que ele é mais compacto, o que também proporciona melhoria na aerodinâmica e design do veículo.

Cada tipo de motor em V possui um ou mais ângulos ideais, varia da quantidade de cilindros (geralmente, acima de 10). O ângulo ideal proporciona intervalos regulares no início de ciclo de combustão de cada um dos cilindros.



Confira agora mais detalhes sobre siglas de motor em V:

Motor V6: motor em V composto por 6 cilindros, sendo 3 cilindros de cada lado. Apesar de serem compactos, apresentam bastante vibração devido ao ângulo estreito (geralmente 60°).


Motor V8: motor em V composto por 8 cilindros, sendo 4 de cada lado. Pode ser adaptado para qualquer tipo de combustível (gasolina, diesel, etc) e utilizado em diferentes tipos de veículos (carros leves, médios, pesados, veículos de grande porte, embarcações marítimas e aeronáuticas. Atualmente, as caminhonetes da linha F (F-250, 350 e 450) da Ford são equipadas com motor V8.


Motor V10: motor em V composto por 10 cilindros, sendo 5 de cada lado. Já foram muito usados na Fórmula 1 (até 2005) e, atualmente, são utilizados em caminhonetes de grande porte e carros esportivos como oAudi A6 e BMW M5 e M6, Lamborghini Gallardo


Motor V12: motor em V composto por 12 cilindros, sendo 6 de cada lado. Assim como o motor V8, ele pode ser adaptado para diversos tipos de combustível e utilizado em uma grande variedade de veículos. Também pode ser utilizado em locomotivas de baixa a média potência. Equipa modelos da Ferrari e também é muito usado pela Lamborghini.



Motor V16: motor em V composto por 16 cilindros, sendo 8 de cada lado. Atualmente, é muito utilizado em locomotivas de grande porte. Porém, já foi utilizado em automóveis como o Cadillac Sixteen de 1931. Uma observação: O motor V16 também  pode ser chamado e encontrado como W16 porque este foi criado com a intenção de agrupar potências de dois motores V8 em um pequeno espaço (por isso seu nome W16, "V8 + V8"). Você também pode encontrar em W o W8  W12  W16  W18. Isso não interfere em nada, é o mesmo raciocínio.


Por fim, podemos concluir então que o que varia entre os motores em V é a quantidade do número de cilindros. Todos têm a mesma função e variam de acordo com o tipo de veículo. E agora você já sabe o que são os famosos "V's" não é mesmo? Mas ainda não acabou não!
Confira agora um especial que a Honda fez trazendo o som de vários motores produzidos por décadas pela marca, são eles os seguintes:

V12 - Ayrton Senna at Kyalami - 1992
V10 - Jenson Button at Imola - 2004
V8 - Jenson Button at Silverstone - 2007

V6 Versão para 2015 (Apenas o som)
Mclaren MP4/4 - V6 1988 special mention


E é isso ai pessoal! Até a próxima!

0 comentários :