Olá pessoas, tudo bem? Estamos aqui mais uma vez, e hoje vamos falar dos queridinhos Motores Turbo. O que são? Como funcionam? Tudo isso, você confere agora. Vem comigo!
Um motor requer muito mais ar do que combustível. Mas ao invés de construir motores maiores e mais pesados para suportar toda quantidade de ar adicional, os turbocompressores, popularmente conhecidos como turbocharger, etc, condensam o ar que entra para se encaixar no volume dos motores convencionais.
Antes de qualquer coisa, temos que ter uma conversinha básica sobre os turbocompressores, para termos um maior entendimento quando falarmos em partes.
O turbocompressor é formado por dois rotores que trabalham dentro de câmaras projetadas no formato de caracóis. Os rotores trabalham interligados por um eixo e giram na mesma velocidade.
Para entender melhor o funcionamento de um turbocompressor, podemos dividi-lo em duas partes: a parte quente e a parte fria.
Parte quente – Um dos rotores faz parte da parte quente, ele vai ficar ligado à saída do escapamento.
Parte fria – O outro rotor faz parte da parte fria, ele é chamado de compressor e faz parte do sistema de admissão de ar.
O escapamento de um motor de combustão interna é uma fonte de energia mecânica e calórica muito potente, graças à alta velocidade e temperatura com que os gases já queimados são expelidos. É a energia cinética destes gases que irão impulsionar o rotor do turbo, e, consequentemente, o compressor da parte fria, já que eles estão interligados por um eixo. Usando a energia do escapamento na parte quente, a parte fria do turbocompressor (que gira na mesma velocidade) admite ar atmosférico, do filtro de ar, e o comprime para dentro dos cilindros. Em vez de contar apenas com a pressão atmosférica, o motor turbocomprimido se vale do ar pressionado para dentro dos cilindros, e graças a tudo isso, é possível gerar muito mais potência e mais torque.
Para aumentar ainda mais o rendimento volumétrico, alguns motores também são equipados com o intercooler - equipamento que resfria e diminui o volume do ar já pressionado pelo turbocompressor - Com isso, entra ainda mais ar no motor, o que proporciona uma explosão mais forte dentro dos cilindros, resultando em mais potência.
Confira um vídeo para entender melhor o funcionamento de um Turbo:
Agora sim vamos analisar por partes para um entendimento melhor.
Eficiência
Antes dos turbos o oxigênio era um fator limitante quando se falava na potência dos motores. Sabemos que o oxigênio é essencial na combustão e aumentando sua disponibilidade para as câmaras de combustão internas do motor, que é aonde é misturado com gasolina para a reação química e explosiva que alimenta o motor acontecer, notou-se que o processo poderia ser mais eficiente.
O turbo obriga o ar ir para dentro da câmara de combustão a uma pressão superior á atmosfera externa e essa compressão do ar faz com que mais oxigênio fique disponível para o processo de combustão. Ou seja, os motores não têm que necessariamente serem construídos maiores para serem potentes. E isso reflete em carros mais leves e com maior eficiência de combustível. Obvio que esse principio pode se aplicar a qualquer motor.
Resfriamento
Um adicional que aumenta a eficiência do turbo é o "inter-resfriador" ou mais conhecido como intercooler ou chamado como "turbo-arrefecedor" ou turbo-cooler. Estes apesar de vários nomes, exercem a mesma função. O resfriamento do motor.
Por consequência do aumento da compressão de ar, a sua temperatura e energia potencial para o processo de combustão é perdida para o calor. Assim com um radiador, um turbo-arrefecedor utiliza ar frio ou água para reduzir sua temperatura do ar comprimido, antes que ela atinja o motor. Isso por fim, fornece o máximo de eficiência, aumentando a diferença entre a temperatura do ar antes e após a combustão, o que resulta no aumento de potência. Além disso, se não houvesse o resfriamento, o risco de danos causados pelo calor, desgaste em excesso ou uma explosão descontrolada no motor, aumenta.
E é isso galera, espero que vocês tenham gostado e eu ajudado :D Até a próxima!
0 comentários :