DESIGNER MÁRCIO PIANCASTELLI: Vida e Morte!


Mário Lima Piancastelli, quem é este homem e o que ele fez para merecer um espaço tão grande nos sites e blogs de todo o mundo? Simples, designer criador de alguns dos clássicos mais famosos da indústria automobilística brasileira. Natural de Belo Horizonte, este mineiro faria história no cenário automotivo nacional. Faleceu no último dia 18 de junho.
Piancastelli sempre foi apaixonado pelo desenho de automóveis. Durante um concurso de design em 1962, ele conseguiu a grande chance de mostrar seu talento ficando em segundo lugar, recebendo o Prêmio Lúcio Meira. Isso lhe rendeu a oportunidade de ir estudar no renomado estúdio de design italiano Ghia. A bolsa de Márcio Lima era de apenas um ano. Mas isso foi o suficiente para voltar de Turim e logo arrumar vaga na Willys Overland. 

Piancastelli ficou na equipe que finalizou o Aero Willys, lançado em 1963, bem como do projeto “M”, mas em seguida mudou-se para a DKW-Vemag. O trabalho principal foi o DKW Fissori, feito em parceria com o construtor italiano homônimo. Mas em 1967, a empresa é comprada pela Volkswagen e Márcio acabou indo para o Km 23,5 da Rodovia Anchieta. O tal “M” da Willys, após a venda da empresa para a Ford, se tornou o famoso Corcel.
O presidente da Volks Rudolf Leiding ficou impressionado o suficiente para dar um cheque pessoal como gratificação à equipe de Piancastelli com o primeiro trabalho na VW foi o modelo 1600 TL, que ficou muito mais brasileiro que o original alemão, passando a ser considerado um carro exclusivo da filial do ABC Paulista. 


Além dele, Piancastelli trabalhou no esportivo Karmann-Ghia TC, inspirado no Porsche 911, o modelo foi seguido pelo mais popular Volkswagen SP-1, que logo evoluiu para SP-2. Este é considerado o mais belo carro da marca alemã e na época, gerou uma certa revolta entre os designers alemães, sejamos sinceros aqui, inveja né? Dentro de Wolfsburg, que queriam barrar o projeto.

Eles só conseguiram com o SP-3, que teria motor do Passat, assim como fizeram com a Brasília refrigerada à água. Até hoje, é o único VW não projetado na Alemanha que figura no museu da montadora. Após gerar a inveja germânica, Piancastelli fez um “gol” ainda melhor.


Uma nova ideia, desta vez para um carro que fosse espaçoso e versátil, bem como portador de linhas modernas. Assim, o designer de Belo Horizonte pensou no Fusca, mas acabou utilizando a Variant para dar forma à Brasília, modelo que se tornou um sucesso no Brasil e que chegou a ser feito no México. 



Por fim, Piancastelli fez um dos projetos mais incríveis, um que se tornaria o carro mais vendido da história do Brasil e líder por 27 anos seguidos, o Gol.  Ele também participou na criação de Voyage, Saveiro, Parati, Logus, Pointer (também considerado um dos mais bonitos da VW) e Novo Santana, cujo desenho se tornou um sucesso na China. Por fim, ele executou a segunda geração do Gol, o “bolinha”.
Este homem foi e sempre será lembrado uns dos mais importantes na história automobilistica do Brasil. Obrigado Márcio Piancastelli! Márcio faleceu aos 79 anos de idade.

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